quinta-feira, 27 de outubro de 2016

BIOGRAFIA

João José da Silva
O poeta João José da Silva nasceu em 1922, em Pombos, então distrito de Vitória de Santo Antão (PE). Filho de agricultores, revelou-se poeta desde menino. Aos 10 anos de idade já improvisava versos para seus amigos e conhecidos. Por falta de recursos, só conseguiu nessa época fazer o curso primário, vindo a se aperfeiçoar somente na meia idade, como autodidata. Em 1947 se tornou profissional da poesia, escrevendo então seu primeiro livro em versos, O macaco misterioso. Escreveu mais de 164 obras, distinguindo-se entre as mais procuradas O macaco misterioso e A fera de Petrolina.

No começo dos anos cinquenta do século XX, o cordel no Recife ficara sem editor e sem poemas em razão da venda dos direitos de publicação dos poetas da primeira geração, como Leandro Athayde e outros, para o editor José Bernardo da Silva, do Juazeiro do Norte (CE), como parte do acervo do poeta-editor João Martins de Athayde. Nessa ocasião, João José da Silva abriu a Folhetaria Luzeiro do Norte, dando oportunidade à edição dos poetas da segunda geração do cordel.
Nos anos 60, quando a indústria editorial brasileira entrou em colapso, João José foi levado a suspender as edições e a vender a folheteria e os direitos de edição de títulos consagrados. Ficou com os inéditos - seus e de outros autores - mais de 300 poemas.

No final do ano de 1995, João José da Silva, que continuou sendo um pequeno editor independente, se envolveu num projeto de pesquisa-ação da Comissão Pernambucana de Folclore, para lhe criar as condições de editar com liberdade e garantia de retorno econômico. Recursos obtidos da Secretaria da Cultura de Pernambuco viabilizaram um modelo de editoração informatizada e, com isso o renascimento da sua editora.

A execução do projeto teve a colaboração dos filhos do poeta (Andréa, Jane e Petrônio) e do genro (Ricardo Lins), na digitação, impressão e acabamento, e da Dra. Lúcia Morais Brandão na feição informatizada, sob coordenação do poeta/editor. De uma só vez foram editados 26 títulos - sendo 25 de autoria do poeta e 1 de Severino Borges Silva. A frágil sáude de João José não lhe permitiu realizar todas as etapas do projeto, vindo a falecer em 28 de outubro de 1997, na cidade do Recife.

Fontes:

- http://acordacordel.blogspot.com.br/2013/08/mestres-do-cordel-joao-jose.html
- Resumo biográfico de José Fernando Souza - Comissão Pernambucana de Folclore

3 comentários:

  1. Uma relíquia!
    Esse arquivo não tem preço.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se este livrinho que era de minha falecida avó também faz parte do acervo dele. AS SWTE ESPADAS DE DORES DA SANTA VIRGEM MARIA e em que ano foi publicado. Atrás do livrinho tem um carimbo informando que é n°1393

    ResponderExcluir